sexta-feira, março 30, 2007

TELEVISÃO ÃO ÃO ÃO III

ARGUMENTO BRANQUINHO

O senhor deputado Branquinho acusou o governo, na Assembleia da República, de governamentalizar a RTP com o brilhantinoso argumento de que em determinado período a RTP deu o dobro de notícias sobre o governo que a SIC e a TVI juntas. Com tal contagem infalível mostrou a evidente subserviência da RTP e, implicitamente, a conduta imaculada das TVs privadas. Claro que exactamente com o mesmo argumento podia o governo levantar a quetão da subserviência das privadas. E podia mais, podia perguntar ao senhor deputado que, se a RTP estivesse obrigada a dar o mesmo tempo de notícias sobre o governo que as privadas, caso estas fizessem um boicote às notícias governamentais, os portugueses ficavam sem saber se ainda existia o governo de Portugal. Nessa altura, quando as privadas dessem zero notícias do governo, o senhor Branquinho aceitaria que a RTP desse o dobro de zero notícias, e os portugueses ficavam doutorados em acidentes, futebolismo, telenovelas, publicidade, big brother e pimbalhices várias.
E o que choca mais no senhor Branquinho(P.Pereira e outros) é que ele não se preocupa com a deseducação provocada por horas e horas de lixo televisivo que é atirado à cabeça dos portugueses todos os dias. Ele não se preocupa que as escolas e professores se matem a tentar elevar a educação da juventude e as televisões, especialmente as privadas, se danem a conspurcar e enlamear brutalmente, essa mesma juventude, sobrepondo à educação escolar do esforço para aprender e saber a idéia de que tudo está à mão dum botão, de que a felicidade se obtem a ver até ao fim a telenovela, de que os heróis actuais são os presos, os drogados, os gangrilheiros, os actores de telenovela, etc., etc., porque as TVs entendem que são estes os carácteres e caras mais vendáveis para crónicas e entrevistas. Do argumento do senhor Branquinho fica evidente que quando(se um dia)tutelar a televisão a sua única preocupação será a de manter o olho na subserviência da RTP.
Pensava-se que todo o ser humano, mesmo burro, tinha massa cinzenta mas o senhor Branquinho parece que a tem branquinha e pior que isso quer branquear a nossa.

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger HFR said...

Este deputado, Branquinho, já não é a primeira vez que faz de peão de brega do seu partido, a armar-se em virgem inocente da governamentalização dos media. E normalmente fá-lo de forma muito ignorante. Quanto ao que dizes, concordo plenamente. Já escrevi no blogue sobre o facto de não conseguir ver a Sic, nem mesmo as notícias, obrigando-me a ligar a RTP1.

7:07 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home