domingo, fevereiro 17, 2008

NOTÍCIAS DO PAU XI


Em Lisboa um amigo, filho de lavrador e familiar de lavradores dos barros de Beja, dizia-me que os trigais, face à falta de chuva e tempo quente e seco, ainda rentes ao chão e já estavam a definhar amarelecendo e espigando com bagos falidos.
Chegado aqui fui ao "jornal do pau" saber novidades e a conversa era igualmente a falta de chuva para fazer crescer e encher as favas, os griséus e os xíxaros de semeadura e consumo doméstico. As semeadas cedo, tal como o trigo no Alentejo, já estão em flôr e a dar vagens falidas, e as semeadas mais tarde nem sequer nascem devido à falta de chuva. Algumas leiras destas últimas ainda podem ser salvas com rega doméstica, e sê-lo-ão certamente, pois não tem preço o gosto e gozo de ver o fruto crescer, apanhá-lo e comê-lo limpo de bombas fertelizantes, com o seu sabor natural totalmente retirado da mãe terra.
Claro, em Lisboa, os leitores de teleponto dos telejornais continuan a anunciar dias bons de sol sem chuva, óptimos para fim-de-semana. Já era altura de educar o citadino que, embora os portugueses vivam em parte do turismo não comem turismo, nem há economia nem ecologia nem turistologia sem água.

Etiquetas: