sábado, junho 21, 2008

A CASA DOS ALTOS










A velha casa amarela dos pais nos Gorjões iniciada em 1915 e cnconcluida em 1940, que há muitos anos andava descolorida e apagada voltou às côres originais e agora novamente assinala, dá côr e brilho ao Alto. Foi esta a primeira casa do sítio com dois pisos, um rés-de-chão e uns "altos", pelo que foi baptizada como "casa dos altos". Com o tempo ao lugar, cruzamento da estrada de Faro com um caminho largo que liga Loulé e S.Brás, o povo começou a designar o lugar de "O Alto" nome pelo qual ainda hoje é chamado.
Aqui nasceu a primeira "venda" de vinho e aguardente, depois a "venda" de mercearia, padaria e "venda de pão" e todos as oficinas de serviços rurais prestados pelos Mestres Artesãos de elevadas qualidades de mãos e morais, como o sapateiro, o ferreiro, o carpinteiro, o albardeiro, o barbeiro, o homem da casa de bicicletas, o padeiro, aos quais se juntavam alguns empreiteiros de estradas que se dedicavam a esta actividade desde o fim do século 19 e suas correspondentes equipas de capatazes e trabalhadores especialistas de trabalhos de estradas com actividaes que cobriam o Algarve e todo o Baixo Alentejo.
Esta massa de gente, grande parte chegados de França combatentes de La Lys onde tinham visto e adquirido novos conhecimentos de actividades sociais, organizaram-se, associaram-se, criaram e fundaram uma Sociedade Recreativa Gorjonense em 1943. Inicialmente a SRG teve também, a sua actividade recreativa (bailaricos, festas) e cultural (récitas, jornais e telefonia), precisamente nos "altos" da casa amarela.
O Alto tornou-se rápidamente na centralidade comercial e social do sítio até hoje.


Etiquetas: