terça-feira, junho 17, 2008

MARAFAÇÕES LX


PRÓS E CONTRAS FUTEBOLÍSTICO

Afinal o prós e contras futebolístico desta noite pouco mais foi do que uma discussão à volta da "maneira de ser português". Nesse aspecto a discussão teve momentos interessantes, e claro, a nossa maneira de ser (ou educação) também conta e muito para o nosso olhar e sentir o futebol.
Todos acabaram por confessar que vibram e sentem alegria pelas victórias da selecção portuguêsa, mesmo os menos aficionados, como portuguêses que se identificam com as representações que reforçam o símbolo Portugal no mundo.
E não podia ser de outra maneira, porque dada precisamente a nossa maneira de ser, exorbitamos de fervura com as victórias, que tomamos por feitos, e de igual modo auto-desprezamo-nos face ao desapontamento da derrota, num descontrole tal que mais parece que praticamos uma imolação em sacrifício da alegria se sim e da morte se não.
Também eu que não dou um cêntimo para o futebol, que se vem desenvolvendo e matando como negócio de futebolismo, dou um salto na cadeira quando Portugal marca para ganhar. E foi precisamente de futebolismo que quase nada se falou, para além do caso das fastidiosas horas e horas de transmissão televisiva acerca das pernas, da comida e das mulheres dos jogadores. Não se falou, sobretudo, na questão do futebolismo puro e duro que é a perversão de: dirigentes, jogadores, claques e demais gente que sentada à mesa do futebolismo aufere rendimentos escandalosamente pornográficos comparados com padrões normais noutras profissões mais nobres. E, contradição das contradições, alienação pura e dura, essa gente é chorudamente alimentada, precisamente à custa da grande maioria de gente simples que tira da casa, da educação, dos filhos ou da própria boca para ir deitar nos cofres milionários do futebolismo.
Mas o futebolismo continua a fascinar multidões plasmadas nos estádios, praças e jardins porque ainda mantém algum do elemento "jogo" com a sua magia e intrínseca imprevisibilidade, onde o mais fraco pode "bater" o mais forte desforrando-nos das nossas misérias e fraquezas quotidianas. Contudo o futebol jamais poderá ser apontado como exemplo de "cidadania europeia" como faz VPV( Público de 14), porque o futebol é regido por um estado dentro dos estados europeus, com regulamentos e justiça própria, não dá contas ao "povo" nem ao povão do futebolismo; isto é, tem pouco de democracia que tanto exigimos à Europa.

Etiquetas: