quarta-feira, junho 10, 2009

ELEIÇÕES POR CÁ



MACÁRIO
Li no ADF que o candidato Macário em reunião para debater propostas para o ambiente afirmou: «o que tanbém não vai esperar mais, garantiu, é a ligação de água e esgotos em todo o concelho». Bonitas palavras, mas estas palavras são repetições de repetições de outros candidatos e sem consequências, pelo que podemos interpretá-las com humor estragado.

Assim. Quem nos diz que, sendo este Macário o mesmo chefe edil de uma cidade que para poupar uns cêntimos (poupou?) em gasóleo pôs a frota camarária em corropio vai-vem a caminho de Espanha, quando tomar posse e verificar as contas, o financiamento e o custo das obras não vai, como os anteriores, fazer o truque do costume: rever e estudar uma nova solução porque a existente está errada, é impagável ou ficou ilegal? Mas aqui o perigo, face ao antecedente da "grande idéia" de poupança de trocos em combustível, uma vez Presidente é que venha a pôr em prática outra qualquer ideia mirabolante para resolver este problema de 10 mil habitantes do concelho.

Por exemplo. Face ao elevado custo das valas, tubagem, estações, depósitos, bombas e demais equipamentos que tais fornecimentos por rede enterrada implicam, não resolve a situação com outra brilhante e "grande idéia" do género e nos seguintes termos: « Sois uns caros munícipes mas mais caras ainda são as obras ao município, deste modo resolvemos simplificar o projecto inicial previsto e, em vez dum emaranhado de valas e tubos mais o incómodo da estrada esburacada e obras à vossa porta durante meses, decidimos distribuir gratuitamente, a cada cidadão sem rede de águas e esgotos, um balde e um penico com o respectivo manual de instruções».


Etiquetas:

1 Comments:

Blogger sergio said...

Falta é Macário e Apolinário dizerem como é que pensam resolver o embuste e o falhanço da FAGAR.

Aos poucos vão-se sabendo os meandros da FAGAR, que José Vitorino, PSD e PS cozinharam.

Era suposto os sócios privados entrarem com 18 milhões de euros faseadamente no arranque de cada uma das fases da campina e barrocal farense. A CMF teria de lhes pagar juros sobre o valor investido e 20% dos custos operacionais.

Que belo negócio, 20% de lucros garantidos! Parece que saia mais barato pagar aos bancos!

Mesmo assim os privados recebem na mesma um “fee” (avença) devido às competências técnicas que ronda os 73 mil euros/ano e recebem dividendos no caso da FAGAR apresentar resultados positivos. “Competências técnicas”????? Refira-se que a direcção da FAGAR é essencialmente o que tinha os Serviços Municipalizados da CMF!

Mas algumas fases não tinham visto do Tribunal de Contas e faltavam algumas negociações com proprietários e os sócios privados não avançaram com a verba prevista para essas fases. E para mal nosso essas fases abrangem a nossa freguesia.
Quando tudo foi resolvido já a lei que regulas as empresas municipais tinha mudado e proibia este tipo de operações. Ou seja, os sócios privados já não podiam ou não queriam por o dinheiro.
Vai fazer um ano em que Apolinário apresentou uma proposta em passava a Fagar através da CMF a por o dinheiro através de um empréstimo e baixava um pouco os lucros garantidos dos privados. Essa solução levantava dúvidas legais e se os privados já não entravam com dinheiro porque teriam de ter lucros garantidos? Foi chumbado na Assembleia Municipal.
Curioso é que pouco depois admitiram que essa solução tinha alguns problemas e disseram que iam apresentar nova proposta em Fevereiro de 2009. Nada até hoje.
Quem criou a FAGAR, tem estado na presidência da CMF e conhece melhor o processo que ninguém tarda em apresentar uma solução legal.

10:13 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home