segunda-feira, janeiro 12, 2009

O MAIS IMPORTANTE


"O CASO" DE VITAL MOREIRA
Como muito bem identificou Manoel de Oliveira no filme "O Meu Caso", o "nosso" caso é sempre o mais premente, o mais urgente, o mais importante. Vital Moreira apenas porque a PT (TMN) não o atendeu convenientemente sobre um pequeno problema de comunicação que tinha no seu telemóvel, redigiu um post em jeito de carta aberta no seu blog chamado "Livro de Reclamações" que protesta contra a falta do serviço, de seu olheiro, da: ANACOM e associações de defeza dos consumidores.
Mas pior ainda, não perde tempo a ameaçar com a suspensão do contrato de telefonia móvel com a TMN porque, segundo afirma "felizmente há alternativas", e não perde ocasião para lembrar outra situação semelhante passada em que cortou com a PT a prestação de serviço de telefonia fixa. Por fim avisa para algum "responsável da TMN" que leia o seu protesto que "tome boa nota" do caso. Esta do pedido ao "Responsável da TMN que tome boa nota", configura obviamente pôr-se numa posição acima de qualquer cliente normal, ou seja numa qualidade superior ao simples povo cliente da PT.
Perante esta ninharia de importância que afectou o seu bem-estar e conforto de comunicar na hora por algum tempo, logo VM se insurge veementemente como se de uma coisa de lesa-majestade se tratasse e invoca os "direitos dos utentes". Tratando-se de uma situação sua, do "meu caso", tornou-se imediatamente indesculpável. Se o caso fôr dos outros, bem, aí haverá sempre um tempo para meditar na coisa e arranjar uma racional explicação moral conveniente, como no caso dos conflitos e guerras passadas ou presentes que não batem à nossa porta com morteiros, obuses e rockets.
Tal como na antiga escola se castigavam os alunos que davam erro em determinada palavra, VM deveria ser obrigado a ver cem vezes o filme "O meu Caso", ou até entender profundamente a metáfora contida no seu discurso cinematográfico.


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