quinta-feira, julho 09, 2009

TALENTOS PARASITÁRIOS


OU ANÕES EMPOLEIRADOS
Abundam por todo o lado mas em Portugal são uma praga, aqueles que na falta de obra própria para glorificar, fundam a sua reputação sobre a crítica que fazem acerca da obra produzida pelos outros. Inutilidades produtivas de qualquer arte ou conhecimento, normalmente encavalitados em mestrados ou doutoramentos feitos a martelo, circulando por salas de aula de universidades comerciais, utilizam o truque de investir à marrada contra a obra feita de algum consagrado. O seu propósito é chamar a atenção para a sua existência arremetendo contra uma celebridade ou clebridades conceituadas. Espertos, estão razoavelmente apetrechados de retórica sofística e, se juntam a isso algum jeito e treino para a escrita, com recurso ao exibicionismo literário de citações e pensamentos filosóficos descontextualizados, como argumentos de autoridade, conseguem disfarçar que mantêm um debate sério fundamentado o que não passa de mera opinião ou crença. Podem até, explorando alguma fraca subjectividade sobreviver a uma prova de discussão com algum adversário de obra feita e considerado e, desse modo, de um dia para o outro ficarem famosos entre pares e discípulos. Estes encarregar-se-ão depois de espalhar a superioridade moral, tranformando-a em citações que servem para novas citações, e assim sucessiva e laboriosamente até à desvalorização ou desqualificação intelectual do adversário por uma questão menor sem importância no contexto global da obra criada.

Se assim é na crítica literária, teatro, música, cinema, muito mais fácil é aplicar tal táctica na crítica política dada a premência diária de tomar decisões inadiáveis sob pena de se tornarem inúteis e que, por conseguinte, mudadas as circunstâncias se podem revelar a curto prazo, menos adequadas. Um Tavares, outro Gonçalves, opinadores semanais no "DN", são exemplos protótipo de talentos parasitários, para não falar dos tradicionais Graça Moura, o insultador parasita mor, e de Baptista Bastos, o fingidor. Mas há muitos mais que praticam o método espalhados por blogues, revistas, tv, etc. Uma crítica confronta o crítico com a expectativa de conhecer melhor a obra de outrem que o próprio e, sobretudo, deixa subentendido a capacidade, de fazer melhor que o próprio autor: de ouro modo como poderia criticá-lo? Mas dado que raramente é assim o crítico, de propósito, pelo uso de uma crítica feroz e acutilante, tenta criar uma distância paternalista condescendente calculada entre o imbecil do autor e a sua própria superioridade, e tanto mais abusa do método quanto menos percebe do assunto em questão.

Ao talento parasitário não interessa sequer fazer obra que sirva de comparação e o possa tornar identificável com a mediocridade: ele está acima de sujar as mãos na massa do decidir, conceber, construir, fazer, euguer, inscrever. Ele, o crítico político, igualmente face à sua real ignorância sobre a matéria, também não discute a fundamentação, nem a concepção, nem o momento temporal da feitura, nem a bondade presente ou futura da obra, ele apenas se pronuncia após os resultados e depois foca-se na crítica psicológica e dramatização do carácter do autor de obra feita, que quer abater a qualquer custo e proveito pessoal, para valorizar o curriculo próprio e ostentar como triunfo na vitrine do seu espólio. Tal como os "professores astrólogos" que, tiram o retrato psicológico do alvo a explorar e aplicam "as medidas curandeiras" de acordo com os dividendos expectáveis, assim os talentos parasitários actuam, aplicam e dirigem as suas críticas.

A crítica do talento parasitário é sempre a mesma ao longo de todos os textos que escreve e resume-se a, descrever preconceituosamente, uma redutora resenha histórica de actos e acontecimentos políticos recentes, convenientes à atribuição e colagem à pele do autor/actor a desclassificar, de uma série de "caracteres" maníaco-depreciativos, repetidos à exaustão até ao irracional reconhecimento pavloviano. O talento parasitário quanto mais atrofiado é, mais se esforça por condundir o leitor em vez de o informar. Por isso convém saber que muitos críticos não passam de anões empoleirados sobre os ombros de gigantes.

Etiquetas: