terça-feira, agosto 18, 2009

FUTEBOLISMO À PORTUGUESA


A ESTRATÉGIA DOS TRUQUES
Começou o futebol à portuguesa: o futebolismo.
No domingo, fui tomar a bica ao café da terra, estava dando o jogo Manchester Unity vs Birmingham. Enquanto tomava o café fui dando conta que o jogo "corria" sem interrupções: anotei mais de 1/4 de hora sem o árbitro apitar. Mais, reparei que uma falta era sempre uma consequência do jogo, nunca de intenção deliberada do jogador ou de estratégia de balneário. E mais verifiquei, que após a falta os jogadores adversários cumprimentavam-se daquela forma como se fossem da mesma equipa, assim género: desculpa lá pá, não pude evitar.

À noite na mesma situação, vi um pouco do Benfica: o jogo não "corria" mais de tres/quatro minutos sem que o árbitro tivesse de interromper para marcar uma falta. A maior parte delas ou "cirúrgicas" (como os locutores gostam de desculpar faltas), ou provocadas, ou fingidas, ou dissimuladas, ou ensaiadas, ou de propósito para amedrontar ou aleijar ou "arrumar" ou sacar um cartão para o adversário. E em cima e ainda mais indigno, é que quase invariavelmente, o jogador agredido ou supostamente agredido atira-se para a relva a rebolar-se com tais ritos de dor que parece vai morrer alí de repente. Muitas vezes são os dois intervenientes na falta, a ver quem finge mais, para enganar o árbitro. Este por sua vez, muitas vezes é enganado, outras vezes deixa-se enganar pois não tem outra saída face há necessidade de actuar e ter de castigar um dos jogadores, dado ter apitado e parado o jogo.

Face ao que observei com curiosidade, anotei na memória que: Em Portugal joga-se futebol mais com os truques do que com a bola de jogo.

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger Diogo Sousa said...

Nao posso estar mais de acordo....
E' o espelho da sociedade "choramingas' que temos...o ai!! ai!!! que observamos no dia!!!!
E se nao vem o subsidio?....ai' sim "aqui del rei que nao me acodem!!!!!
Para bom entendedor meia palavra basta.
abraco e continuacao do bom trabalho
Diogo

6:38 da manhã  
Blogger Ze Didi said...

Completamente de acordo.
No nosso futebolzinho de trazer por casa,infelizmente o que há de mais sério é...a BOLA.!!
O resto é todo um jogo mafioso de compadrios,cunhas,corrupção e muito mais.
Por essas e por outras é que estamos onde estamos,merecidamente!

Um abraço,
Didi.

6:41 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home