quinta-feira, agosto 27, 2009

MARAFAÇÕES LXXIV


PROPAGANDA E VERDADE
Diz MFL que tudo que o governo faz não existe: o governo não afirma, anuncía; anuncía mas são promessas; as promessas nunca passam de promessas, logo são tão somente propaganda. Resumindo: segundo MFL o governo tudo e só o que faz é propaganda. Provavelmente nem o governo existe, será uma ficção nascida na fonte da propaganda.
Ao contrário, ela denuncia, incansável e repetidamente, a tal propaganda do governo e diz e repete, incansável, repetida e propagandisticamente, que só fala e diz a "verdade": ela tem uma "verdade" para os portugueses. O governo propagandeia as suas várias promessas como verdades, mas ela só propagandeia uma: a sua "verdade".
Mas alguém acredita seriamente que a complexidade da relidade económica, social, política, cultural, geoestratégica, do mundo global actual, possa ser vista e tomada à partida como certa, exacta e eficaz apenas sob a visão de um único ponto de vista da "verdade"? Tomar a minha "verdade" como único rumo possível directo à felicidade é ter uma utopia na cabeça, e todos sabemos como acabaram todas as tentativas práticas de utopia.
O grave e perigoso mesmo está em que MFL parece que fala da sua "verdade" para os portugueses aparentemente convencida de ser detentora de tal receita milagrosa. E milagres e verdade juntas não jogam, são racionalidades incompatíveis.

Etiquetas: ,