sábado, setembro 05, 2009

NEXENSES VI


NOVA ESTRADA
Fala-se que a Estrada Municipal 520 vai entrar em obras até à Falfosa como o Apolinário informara, há um ano, aquando da reunião camarária aberta, realizada em Santa Bárbara de Nexe.
A 520 vai à mão do empreiteiro de estradas submeter-se a cirurgia plástica, pôr-se lisa, larga, vistosa, gostosa de rolar-se por cima dela, para ir até ao Parque da Cidade. Por isso já deixou de falar-se oficialmente, e vai deixar de chamar-se e dizer-se, "Estrada de Santa Bárbara", mas tão sómente passará a ser designada por "Estrada do Parque". Apenas ao troço estreito, enrugado, esburacado e leito de enxurrada quando chove, que entroncará na nova estrada do Parque, chamar-se-á "Estrada de Santa Bárbara".
Mais um sintoma de identidade nexense em fase decrescente.



TRÂNSITO NA ALDEIA

A mudança de trânsito na nossa Aldeia acarretou um novo prejuizo para o povo dos Gorjões. Se já estávamos a 4 quilómetros da Aldeia sede da Freguesia, agora passámos a estar a 6 quilómetros 6. Se já estávamos próximos de estar mais próximo de Loulé, agora tiraram-se todas as dúvidas. E sempre por estrada de bom piso, pode-se ir às compras, ao café ou apanhar a A22, via Loulé.
Não sei se era essa a melhor solução para resolver o problema do trânsito no interior da Aldeia: não estudei nem pensei no assunto tecnicamente, isso compete aos técnicos tendo em atenção a geografia e as pessoas dos sítios da Freguesia. Apenas constato o facto de que os gorjonenses ficaram prejudicados: mais um novo prejuizo a juntar à sua má situação de já viverem em regime de dura periferidade e mal servidos de acessos e serviços básicos.
Mais um sintoma de identidade gorjonense em fase descrescente. Contudo, sobreviveremos.

Etiquetas: ,